16 março 2012

El Anatsui, , transformando o comum em peças de uma beleza extraordinária

Brahim EL ANATSUI é hoje reconhecido como um dos principais escultores do nosso tempo. Ao longo de sua longa carreira, El Anatsui explorou o significado dos materiais que nos rodeiam na vida diária. A tampa de garrafa de uísque pode ser utilizado não só pela sua aparência brilhante, mas também para nos lembrar da história da bebida como um produto que os europeustrocavam por escravos ao longo da costa Oeste Africano Os materiais preferidos El Anatsui são o metal, o barro e a madeira, recorrendo também à reciclagem de todo o tipo de desperdícios como latas, papeis usados etc., que usa para criar objectos baseados nas crenças tradicionais do Gana entre outros assuntos. Nota-se uma série de temas recorrentes na arte de Anatsui.  Um deles é a destruição e a reconstituição de materiais como metáforas para a vida, experiência, e as mudanças na África do colonialismo e desde a independência.  Um segundo tema é associado com os têxteis e o artesanato tradicional Africano. Algumas de suas obras assemelham-se a panos tecidos, onde incorpora desenhos e símbolos tradicionais tanto da Nigéria como do Gana. As qualidades estéticas de seus painéis de parede, formados a partir de tiras de madeira ou metal colocadas lado a lado, são intensificadas pela inclusão de várias cores diferentes madeiras tropicais.

"New wood has poetry locked in it,
Old wood is poetry itself, time having worn off the prose."  El Anatsui, 2003

Em Outubro de 2010 foi inaugurada no Royal Ontario Museum (Toronto, Canadá) uma retrospectiva do seu trabalho, com o título When I Last Wrote to You About Africa , que estará em circulação na América do Norte até 2013.
 
 

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